http://www.febract.org.br/?navega=agendahttp://www.febract.org.br/?navega=exibeNoticia&id=32http://www.febract.org.br/?navega=agenda

Informativo sobre o Cartão Recomeço

06/10/2013


SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA, ASSISTÊNCIA E INCLUSÃO SOCIAL – SMCAIS

COORDENADORIA DE PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS DE CAMPINAS/SP

 

 

O Programa Recomeço, de prevenção às drogas, tem o objetivo de atender os usuários de substâncias psicoativas, especialmente o crack, e seus familiares. A ação visa ampliar as possibilidades de acolhida. O projeto é uma parceria das secretarias de Desenvolvimento Social, da Saúde e da Justiça e Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campinas.

A Prefeitura Municipal de Campinas, através da Coordenadoria de Prevenção às Drogas, subordinada à Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social é o órgão responsável pela gestão do programa no município.

O benefício que será usado para a recuperação de dependentes químicos em entidades especializadas tem caráter voluntário. O paciente receberá um cartão com os seus dados, através de leitura biométrica, e servirá para controlar a sua presença ao longo do tratamento.

Ressaltamos que a família não recebe nenhum valor em dinheiro, este recurso é repassado diretamente às entidades de recuperação especializadas, e credenciadas. O valor disponibilizado para a recuperação do usuário é o equivalente ao tempo necessário para sua recuperação: R$ 1.350,00 por mês.

A duração do benefício é de até 180 dias (seis meses), considerado por especialistas o tempo adequado para o tratamento.

 

Requisitos para atendimento em Campinas:

- Ser maior de 18 anos;

- Aceitar o acolhimento;

- Ser morador de Campinas;

- Documentos: RG, CPF ou Carteira de Trabalho.

 

Fluxo:

O usuário e/ou seus familiares deverão se dirigir à Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas / SMCAIS – Endereço: Rua Barreto Leme, nº 1550 – Centro (entrada apenas para pedestres), para atendimento inicial onde receberá todas as orientações.

Informamos que os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS; os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS; o Serviço de Atendimento ao Migrante, Itinerante e Mendicante – SAMIM; o Serviço de Acolhimento e Referenciamento Social – SARES / Centro POP, também poderão realizar o encaminhamento de usuários ou familiares.

Ao chegar o usuário será identificado, acolhido por equipe interdisciplinar (Assistente Social e Psicólogo), e pela Coordenação.

 

Horário de atendimento:

- das 09h00min às 12h00min;

- das 13h00min às 16h00min.

 

Endereço:

- Rua Barreto Leme, nº 1550 – Centro (entrada apenas para pedestres).

 

Atenciosamente,

 

Janete Aparecida Giorgetti Valente

Secretária Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social

 

Nelson Hossri Neto

 

Coordenador de Prevenção ao Uso de Drogas de Campinas / SMCAIS